Seminário de Filosofia Brusque SC

O SEFISC iniciou suas atividades em 1981, com sete estudantes de Filosofia da Diocese de Chapecó, ano em que foi construído o atual prédio. Desde seu inicio confiou-se o SEFISC aos cuidados e à proteção de Santa Catarina de Sena, Doutura da Igreja e Padroeira da Europa. Nascida em 1347 em Siena, na Itália, faleceu em 1380. A Igreja celebra a sua festa em 29 de abril. De 1974 a 1981 cada Diocese assumiu a seu modo e onde achava mais convenientes os estudos de nível filosófico. No SEFISC. Hoje residem os seminaristas da Filosofia das dioceses de: Lages, Caçador, Joinville, Tubarão, Criciúma, Blumenau e Joaçaba.

Seminário de Teologia- Florianópolis SC

Até o final de 1972, os seminaristas de teologia de Santa Catarina estudavam em Curitiba, no Paraná. Residiam no “Paulinum”, seminário que as dioceses catarinenses haviam construído naquela cidade. Em outros tempos haviam estudado no Rio Grande do Sul. No entanto, o crescimento populacional de nosso Estado, o aumento do número das dioceses catarinenses e, em conseqüência, do número de seminaristas do curso de teologia, a criação do Regional Sul IV da CNBB, o anseio por uma teologia catarinense e o desejo de maior proximidade física dos seminaristas junto a suas Igrejas Particulares, entre outros fatores, levaram o episcopado a decidir por um instituto de teologia em terras catarinenses.

Fundado em 10 de janeiro de 1973, o ITESC iniciou seu curso de Teologia, em Florianópolis, no mês de março desse mesmo ano. Até meados do ano de 2008 nossos seminaristas de teologia residiam numa casa antiga, comprada pela diocese.

Com a construção da nova casa, a partir de agosto de 2008 a Diocese de Lages passou a contar com uma residência ampla, moderna e que atende as necessidades de formação do clero diocesano estando também aberta para acolher padres e lideranças para estudo, tratamento de saúde, etc. esta nova casa foi construída graças a generosidade de muitos benfeitores, tanto de Lages como do exterior.