Diocese de Lages

Palavra do Bispo


QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE: UM CAMINHO PARA A PÁSCOA

“Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16)

O Papa Francisco nos orienta sobre o jejum quaresmal quando diz: “O jejum não é somente privar-se do pão. É também dividir ou repartir o pão com o faminto”. Assim fica como uma boa dica para a prática do jejum: o que nós economizarmos no jejum desta quarta-feira de cinzas ou ao longo da quaresma, transformarmos tudo em mantimentos, em cesta básica ou no valor de algumas marmitex para dar aos que passam fome.

O jejum sempre deveria ser um exercício de espiritualidade que nos educa a olhar para nosso irmãos e nossa irmãs que passam privações de alimentos, passam fome ou estão entre os milhões em situação de insegurança alimentar. Insegurança alimentar são todas as pessoas ou famílias que hoje comem alguma coisa, mas que não sabem se “amanhã”, na semana quem vem ou no fim do mês ainda terão algo para colocar na mesa para si ou para dar a seus filhos ou netos.

Nesse sentido o JEJUM da quaresma ou mesmo em outros momentos da vida, é, na prática, o que Jesus nos fala no Evangelho segundo São Mateus 6,2-4 a “ESMOLA”. Compreendemos, assim, que a ESMOLA BÍBLICA é muito mais que dar um trocadinho para um pobre pedinte, por vezes até para nos livrar dele e não gastarmos nosso tempo para ouvir, quem sabe, a história sofrida de sua vida, mas é praticar a justiça e a caridade. O jejum e a esmola são dois dos três dos principais exercícios que a Igreja recomenda para o caminho da conversão. Assim praticados, o jejum e a esmola, necessariamente nos fazem entrar em comunhão com Deus e então transformamos tudo no terceiro exercício que a Igreja nos recomenda: a ORAÇÃO.

A ORAÇÃO, quando bem feita, sempre nos remete ao AMOR SOLIDÁRIO, MISERICORDIOSO E COMPASSIVO para com nosso próximo. Como eu disse, o jejum e a esmola que são praticados não para aparecer diante das outras pessoas, mas para converter nosso coração do egoísmo e do só pensar em si mesmo, por isso, levam-nos a orar diante do Pai.

Jesus, no texto de São Mateus 6,1-18 nos adverte para que nossa JUSTIÇA, nosso JEJUM, ESMOLA E ORAÇÃO, nunca sejam praticados para sermos percebidos, para sermos elogiados ou vistos pelos ‘homens’, mas no silêncio de nosso coração. Estes são exercícios que ajudam tanto quem as pratica porque nos convertem e nos alcançam muitas bênçãos e graças da parte de Deus, quanto aos que recebem os frutos de nosso jejum, esmola e oração.

Conforme a ORDEM de Jesus, “DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER”, na “multiplicação dos pães”, quando os apóstolos queriam que Jesus mandasse o povo embora com fome, OBRIGA a Igreja que se diz CRISTÃ, a ajudar para que nenhuma pessoa no mundo inteiro passe FOME ou permaneças em situação de insegurança alimentar.

A quaresma que hoje iniciamos com a imposição das cinzas em nossas frontes ou sobre a cabeça e com uma das opções de invocação bíblica da Palavra de Deus: “Lembra-te que que és pó, e ao pó hás de voltar” (Gn 3,19), ou, “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15), VAI ATÉ ANTES DE INICIAR A MISSA da Ceia do Senhor e Lava-pés na Quinta-feira Santa de noite.

Sempre é importante lembrar que AS CINZAS UTILIZADAS DEVEM SER PREVIAMENTE PREPARADAS, PREFERENCIALMENTE COM A QUEIMA DOS RAMOS ABENÇOADOS E DISTRIBUÍDOS AO POVO NA CELEBRAÇÃO DO DOMINGO DE RAMOS DO ANO ANTERIOR.

A quaresma é o tempo litúrgico que nos faz percorrer o caminho da conversão para podermos celebrar a Páscoa do Senhor. Com a missa da noite de quinta-feira santa, termina a quaresma e nos introduz na grande celebração do Tríduo Pascal que se conclui com a missa vespertina do domingo da Páscoa do Senhor.

A Constituição do Concílio Ecumênico Vaticano II “Sacrosanctum Concilium diz no número 109: “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais frequência a Palavra de Deus e entregando-se à oração, os dispõe à celebração do mistério pascal”. Por isso:
a) – Utilizem-se com mais abundância os elementos batismais próprios da liturgia quaresmal.
Segundo as circunstâncias, restaurem-se certos elementos da tradição anterior.
b) – O mesmo diga-se dos elementos penitenciais. Quanto à catequese, seja inculcada na alma dos fiéis, juntamente com as consequências sociais do pecado, a natureza própria da penitencia que detesta o pecado como ofensa a Deus. Na ação penitencial não se omitam as partes da Igreja nem se deixe de urgir a oração pelos pecadores”.
Fazer a caminhada da quaresma, e quando chegar o Tríduo Pascal, ir passear, ir para o campo, o sitio, a fazenda, a praia ou para as Serras e lugares de turismo E NÃO CELEBRAR TODAS A LITURGIA QUE INICIA NA QUINTA-FEIRA SANTA DE NOITE E TERMINA NO DOMINGO DA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO, é talvez a maior demonstração no “analfabetismo” ou da total
ignorância (desconhecimento) da centralidade de nossa FÉ EM CRISTO JESUS.

Evidente que devem se considerar as Comunidades distantes e que muitas vezes têm celebrações muito esporádicas. Nestas, o “culto” da liturgia da palavra com ou sem a distribuição da Comunhão Eucarística deve acontecer sempre que possível.

+ Guilherme Antonio Werlang



OUTUBRO: O MÊS MISSIONÁRIO NO BRASIL

No Brasil o MÊS de outubro já é celebrado desde o ano de 1972, porém, bem antes disso, a Igreja Católica Apostólica Romana já celebra, sempre no penúltimo domingo do mês de outubro, o DIA Mundial das Missões. Este dia foi instituído pelo Papa Pio XI no ano de 1926.

Em muitas ocasiões eu já disse que o cristianismo, portanto, também nós Igreja Católica, ou somos uma Igreja Missionária, ou não somos uma Igreja Cristã, quer dizer, uma Igreja de Jesus Cristo. Isto deriva diretamente de Jesus de Nazaré, o CRISTO DE DEUS, que nos foi ENVIADO pelo Pai. Sim, Jesus é o Missionário do Pai.

Ele mesmo afirma isso em diversas ocasiões em seu Evangelho. Dentre tantas passagens que atestam isso, escolho só duas a conferir na bíblia: 1ª – João 20,22-23, onde no dia da Páscoa Jesus declara aos discípulos: “Assim como o Pai me ENVIOU, eu também vos ENVIO” e, dizendo isso, “soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo”; 2ª - Mateus 28, 19,20, quando no dia de sua Ascensão ao Céu, Jesus reuniu os discípulos e lhes disse: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a todas as nações ...”.

Para cada ano, a Igreja escolhe um tema especial para motivar o Dia Mundial das Missões que ocorre sempre no penúltimo domingo de outubro. No Brasil tomamos esse tema para refletir, meditar e rezar durante o MÊS inteiro. Para o ano de 2023, a Igreja, por meio da Mensagem do Papa Francisco, escolheu a passagem bíblica dos Atos dos Apóstolos 1,8 que diz: “SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS”.

Para justificar a escolha desse tema, o Papa Francisco escreveu: “Queridos irmãos e irmãs”!

“São estas as palavras da última conversa de Jesus Ressuscitado com seus discípulos, antes de sua Ascensão ao céu, conforme descrito em Atos dos Apóstolos: “Recebereis o Espírito Santo que descerá sobre vós, e SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo”.

Infelizmente este entusiasmo missionário quase desapareceu em mais de 90 % ou mais alto que isso, em nossa Igreja Institucional e em nossa Igreja Povo de Deus. Falo só de NOSSA Igreja Católica. Vejo aí que muitas Congregações Religiosas masculinas e femininas que até se denominam Congregações Missionárias que empregam suas melhores forças humanas e econômicas, para manter as Instituições, para o setor administrativo e quase já não sobra tempo e pessoas para a MISSÃO. Não sei se é por isso que MUITAS têm seus dias ou anos já contados para o FECHAMENTO DEFINITIVO; vejo alguns Padres ou Bispos que agem da mesma forma e ficam apenas em uma Pastoral de manutenção com algumas missas, batizados, enterros, novenas para tudo que é coisa, mas já sem elã de "IR" até as periferias existências; sem investir no que nossa ESSÊNCIA  que vem diretamente do Evangelho e da Ordem de Jesus. Parece que muitos querem muito mais um cristianismo e Igreja de EVENTOS, de shows, de novenas perpétuas, do que uma Igreja em saída, uma Igreja evangelizadora, uma Igreja PROFÉTICA DO ANÚNCIO E DA DENÚNCIA. Vejo muito mais uma Igreja com parte de seus Ministros ordenados ou leigos e leigas com milhares de seguidores em seus "Instagram" do que uma Igreja no contato direto na rua, uma Igreja se se comunica com pessoas que nunca verá fisicamente próximas, mas sem ver as pessoas a menos de 100 metros ou dois quarteirões; Parece que para buscar fiéis e encher templos preferimos "aguinha doce e paninho quentinho com palavrinhas que agradam os ouvidos do que o Evangelho radical de Jesus;

São muito poucos de nós que ainda nos sentimos ENVIADOS a IR AOS ÚLTIMOS, aos afastados, aos que nos deixaram ou, mais ainda, aos que ainda não receberam o primeiro anúncio do evangelho; Vejo religiosos, religiosas, diáconos, padres e bispos, vejo ministros leigos e leigas, coordenadores de grupos de famílias ou CEBs, completamente INSTALADOS em seus postos, em suas mordomias, já não querem lugares pequenos, caem até em depressão quando não conseguem grandes multidões em seu redor, quando não são “POP”; vejo nossa Igreja Institucional “dormindo em berço esplêndido”, ou como se diz hoje em dia, confortados em sua “zona de conforto” e se tornaram intransferíveis, não aceitam lugares pequenos, insignificantes, para pessoas pequenas e insignificantes; vejo pais e mães que não chegam nem a ser MISSIONÁRIOS dentro de sua própria casa, já nem anunciam o evangelho para seus filhos e filhas; vejo até em casas de ministros, catequistas ou outras lideranças cristãs que já nem rezam mais antes ou depois das refeições ou nem rezam mais em família. Muitos já vão à mesa com qualquer "animal" vai ao cocho para se alimentar; vejo cristãos e cristãs que nunca falaram sobre religião com seus vizinhos, atravessar o corredor do apartamento até o apartamento vizinho ou atravessar a rua, ou ainda, a ser missionário em seu ambiente de trabalho. VIRAMOS, no máximo, UM CRISTIANISMO E IGREJA INTIMISTA, voltada sobre si mesma.

Enquanto o Papa Francisco nos chama a sermos uma ‘IGREJA EM SAÍDA”, somos uma “Igreja para dentro”. Esta Igreja para dentro de si mesma necessariamente é voltada a morrer. Vemos isso em nossas capelas, em nossas igrejas matizes com menos da metade de fiéis que tínhamos há 30 anos atrás.

Recebemos o Espírito Santo, mas já não TESTEMUNHAMOS JESUS QUE É O EVANGELHO VIVO DE DEUS A NÓS ENVIADO.

Que o apelo missionário desse mês nos reanime, nos desperte, nos dê uma sacudida com a força do vento do Pentecostes sobre os medrosos discípulos fechados no Cenáculo de Jerusalém e tenhamos a coragem de abrir as portas e sair ao encontro das pessoas para anunciar Jesus.

+ Guilherme Antonio Werlang



PRECISA TOMAR UMA DECISÃO MUITO DIFÍCIL E IMPORTANTE?

PRECISA TOMAR UMA DECISÃO MUITO DIFÍCIL E IMPORTANTE?

PRECISA DE UM BOM DISCERNIMENTO?

EU TENHO UMA BOA DICA!

Jesus de Nazaré é certamente o homem mais conhecido e admirado de todos os tempos. Mesmo no Islã (Muçulmanos) tem uma grande admiração por ele e até citam alguns ditos Dele no seu livro sagrado, o Alcorão. Para eles Jesus (Issa), nascido de Maria (eles também a mencionam como mãe de Jesus) “foi um grande mensageiro enviado por Deus para orientar seu povo, convocando para a adoração de um Deus Único, sem parceiros, o Criador de tudo e de todos”. Para o Islã - Muçulmanos - Jesus não é Divino, senão eles seria cristãos. Para eles não há Santíssima Trindade.

Jesus também é admirado em outras religiões não cristãs. É CLARO QUE PARA NÓS CRISTÃOS, JESUS É A SEGUNDA PESSOA DA SANTÍSSIMA TRINDADE, PORQUE CREMOS EM UM ÚNICO DEUS, EM TRÊS PESSOAS DISTINTAS.

Este Jesus, com sua natureza humana e divina, SEM DÚVIDA teve que tomar muitas decisões e decisões vitais e muito difíceis.

QUAL O GRANDE SEGREDO DELE PARA ACERTAR AS TOMADAS DE DECISÕES das quais, sabia, dependeria o futuro de toda a humanidade? “A ORAÇÃO!”

Nenhuma pessoa REZOU tanto quanto Jesus de Nazaré. Basta ler com atenção os 4 evangelhos canônicos de Mateus, Marcos, Lucas e João, ou também, os textos apócrifos de "cartas cristãs" dos primeiros séculos e que estão em livros, mas também podem ser encontrados na internet.

Li em algum lugar, há poucos dias, mas não encontrei o autor: “ATRAVÉS DA ORAÇÃO FALAMOS COM DEUS E QUANDO SILENCIAMOS, DEUS FALA CONOSCO”.

Talvez, um dos maiores problemas do “homem” moderno, das telecomunicações, da internet em todos os seus desdobramentos, seja o NÃO MAIS CONSEGUIR FAZER SILÊNCIO. Silêncio é muito mais do que não pronunciar palavras. Posso não pronunciar nenhuma palavra, mas minha mente, meu coração e meu espírito estar no maior agito, envolto em mil preocupações e tarefas. SILENCIAR É UMA DAS MAIORES GRAÇAS, VIRTUDES E CONQUISTAS HUMANAS, MAS AO MESMO TEMPO, UMA DAS MAIS DIFÍCEIS CONQUISTAS E DOS MAIS DIFÍCEIS EXERCÍCIOS E DESAFIOS DOS HUMANOS.

É muito mais fácil praticar exercícios físicos, mesmo que levem à exaustão extrema, do que treinar-se para o SILÊNCIO INTERIOR.

OUVIR só é possível para quem consegue SILENCIAR, porque OUVIR é mais que receber sons, palavras ou barulhos em nosso tímpano e daí remetido ao cérebro. É por isso que ao final de uma fala de alguém para nós, em poucos instantes já nem lembramos o que nos foi dito.

Isto posto, vamos voltar a Jesus de Nazaré, AQUELE que pode nos dar ótima dica do que precisamos fazer ANTES DE TOMAR DIFÍCEIS, GRANDES E CRUCIAIS. Decisões das quais pode depender nossa vida ou a vida de muita gente.

Diz no texto do evangelho escrito por Lucas 6,12-14: “JESUS FOI À MONTANHA PARA REZAR. E PASSOU A NOITE TODA EM ORAÇÃO A DEUS. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e dentre eles escolheu doze, aos quais deu o nome de APÓSTOLOS”. Em seguida o texto cita o nome dos doze.

Assim como este, temos diversas outras passagens nos evangelhos, que mostram Jesus se retirando PARA FICAR A SÓS COM O PAI, ANTES DE TOMAR GRANDES DECISÕES. Eram sempre ENCONTROS E DIÁLOGOS de Filho com o Pai e do Pai com o Filho amado.

REZAR (orar) é sempre uma “VIA DE MÃO DUPLA”. Eu falo para Deus e Deus me escuta; Deus fala para mim, e eu O escuto. Quando, portanto, só eu falo e me levanto e vou embora sem esperar a fala de Deus para mim, foi MONÓLOGO que eu fiz, e monólogo não é oração cristã. Quem não consegue SILENCIAR diante de Deus, como saberá o que Deus quer, deseja ou ilumina para meu caminho, para minha vida. Muitas vezes, quase na maioria das vezes, nós colocamos na boca de Deus, o que nós queremos ou gostaríamos que Ele nos falasse, e saímos por aí dizendo que foi Deus quem me revelou. MUITO CUIDADO com as pessoas que têm um Deus ou até uma Maria muito tagarelas. Deus é o Ser mais paciente que existe. Ele sempre “tira um tempinho ou um tempão" para cada um de seus filhos e filhas. O problema é que nós vivemos tão agitados, com tanta pressa e impaciência que, mal e mal acabamos de dizer a Deus nossa última palavra e já disparamos feito doido. Quando Ele quer nos responder, orientar, sugerir ou falar, ... já dobramos duas esquinas ou a praça e estamos desligados e desconectados Dele.

Quem sabe, possamos de tempo em tempo FAZER VERDADEIRAS ORAÇÕES e acertar mais em nossas tomadas de decisões.



DEPENDE DO LADO QUE ESTOU

Pensando sobre tudo o que está acontecendo de informações e desinformações; verdades e mentiras; manipulação dos fatos que estão ocorrendo na Igreja Católica, nestes últimos tempos, nem quero dizer, entre "direita" e "esquerda" ou, entre "conservadores" e "progressistas" e tantas outras classificações que se aplicam, porque estes qualificativos sempre são perigosos e facilmente sujeitos a erros, desejo fazer uma pequena comparação ou constatação.

Aqui em Lages, SC, onde resido, vivo e trabalho desde março de 2018, há um bela e grande montanha, ou como diz o povo aqui, um morro. A cidade fica, em parte, a seus pés.

Imagine que 4 pessoas sejam convidadas a fazer uma pintura ou um desenho desta montanha ou ainda que falem sobre ela, MAS EU COLOCO CADA UMA DIANTE DA MONTANHA, EM 4 LADOS DIFERENTES E ELES TEM QUE PINTAR, DESENHAR OU FALAR, A PARTIR DE ONDE FORAM COLOCADOS.

Todos já imaginam que teremos quatro  pinturas, desenhos ou narrações totalmente distintas, ao ponto de nem parecer que estejam falando, pintando ou desenhando da mesma montanha.

TALVEZ tenha algumas coisas em comum, como sua altura ou sua localização geográfica, pensando esta localização no sentido mais amplo, dentro do mapa catarinense.

Por exemplo, quem for colocado na posição do centro da cidade, vai ver uma belíssima escadaria com uma via sacra e no alto, uma majestosa cruz, e mais diversos ornamentos e vegetação. Até pode ver a presença de pessoas em oração ou em visita para lá do alto admirar a cidade.

Quem for posto exatamente no lado oposto, quer dizer, atrás da montanha, sendo este "atrás" também é muito relativo, porque é uma afirmativa de quem está na cidade, mas pode ser considerado "de frente" para os trabalhadores da grande pedreira que lá destrói todo o meio ambiente e ameaça inclusive a existência da própria montanha, vai pintar, desenhar ou falar quase 100% tudo diferente do primeiro personagem. Vai falar da pedreira, do mato de pinus, da destruição da natureza ou da exploração e do progresso desta mesma pedreira, mas será tudo tão diferente que nem vai parecer a mesma montanha, a não ser pequenos detalhes, relativamente secundários.

O mesmo se deve dizer para quem estiver do lado de quem entra na cidade, vindo pela BR 116 ou pela BR 282. Até para dizer se está de frente ou de trás, se está do lado direito ou do lado esquerdo, vai mudar, sempre DEPENDENDO DE ONDE A PESSOA SE ENCONTRA.

Assim, é o que está acontecendo com os católicos que falam de sua própria Igreja, do Papa Francisco, das linhas teológicas, catequese ou liturgia.

De que "LUGAR" social, teológico, filosófico, antropológico, político, econômico ou existencial as pessoas estão falando, emitindo opiniões?

De que "LUGAR" estão lendo a bíblia, especialmente o Evangelho? De que "LUGAR" estão olhando e interpretando JESUS DE NAZARÉ? De que "LUGAR" estão olhando, estudando, analisando e interpretando a Doutrina, a Tradição e o ensinamento da Igreja, nestes quase 2 mil anos?

O LUGAR GEOGRÁFICO OU EXISTENCIAL FAZ TOMAR POSIÇÃO, LIMITA O OLHAR, ABSOLUTIZA AFIRMAÇÕES QUE SÃO RELATIVAS, PODE FAZER INCORRER EM ERROS E INJUSTIÇAS, FORMA FANÁTICOS, RADICAIS CEGOS. Só quem tem uma visão holística e crítica honesta pode ser justo em seu desenho, pintura ou fala sobre a montanha.

De que lado estão olhando DEUS e as posições e opções de DEUS e a REVELAÇÃO? De que "LUGAR" estão olhando o nascimento de Jesus na gruta de Belém entre animais ou sua morte na cruz? De que "LUGAR" estão analisando os MOTIVOS da condenação DE JESUS e as razões dos ACUSADORES E DOS GRITOS DO "CRUCIFICA-O"?

De que "LUGAR" estão olhando o Sínodo da Amazônia e o Documento Pós Sinodal?

Talvez, antes de "pintar", "desenhar" ou "falar" à favor ou contra MINHA IGREJA, aliás, o que será mesmo, "à favor" ou "contra", SERÁ QUE NÃO SERIA IMPORTANTE OLHAR ONDE ESTOU, EM QUE LUGAR SOCIAL,TEOLÓGICO, FILOSÓFICO, IDEOLÓGICO, ANTROPOLÓGICO, POLÍTICO, ECONÔMICO OU EXISTENCIAL EU ME ENCONTRO?

Deus nos ILUMINE e nos dê FIDELIDADE às claríssimas e objetivas OPÇÕES de Deus quando ordena a Moisés para ir, em nome de Deus, LIBERTAR O POVO QUE ESTÁ OPRIMIDO NO EGITO, ou de Jesus que envia seus Apóstolos como ovelhas (cordeiros) para o meio de lobos vorazes, para lá anunciar o Evangelho, a Boa Notícia de Deus.

Dom Guilherme Antônio Werlang, 20 de fevereiro de 2020



Mensagem de ano novo de Dom Guilherme

Feliz Ano Novo !!!
Dom Guilherme Antonio Werlang 
Bispo de Lages 

Sou nascido em Santa Catarina e depois de mais de 5 décadas, fora, em outras querências, pagos, estâncias e paragens gaúchas e goianas, tive a oportunidade de votar ao berço natal de meu estado.

Assim como os demais estados da Federação têm seu símbolo maior, como a estátua do Laçador na entrada de Porto Alegre, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Bandeirante na Avenida Anhanguera de Goiânia,  aqui na "Bela" e Santa Catarina, o maior ícone e símbolo do estado é a Ponte Hercílio Luz.

Depois de mais de 30 anos totalmente interditada e fechada para reformas, restaurações e outros reparos que lhe devolveram a força, segurança e beleza primitivas, finalmente voltou a realmente cumprir com sua vocação: "Ser Ponte" entre a Ilha e o Continente, o Continente e a Ilha. Sim, a verdadeira ponte deve ser, de preferência, de mão dupla!
Cada passagem de 31 de dezembro a 1º de janeiro, mais do que a virada de um dia, mês ou ano, deve ser ponte!
Vendo nas notícias, com o espetáculo e da importância da ponte, com a festa e as multidões que acorreram para a reinauguração, pensei no simbolismo da ponte em nossas vidas. 
Ao olhar para meu viver de 2019, para meu ministério episcopal na Igreja, nas relações sociais, nos conflitos e clima de ódio que se vive no Brasil nestes últimos tempos, nas "guerras religiosas" entre as Igrejas onde uma tenta tirar fiéis de outras, com falsas promessas, milagres pré agendados e programados com dia e hora previstos para acontecer, com acirramento de ânimos entre antagonismos ou adversários (inimigos) políticos, etc.,   me perguntei: em 2019, eu fui ponte ou fui muro intransponível e de separação? 
Enquanto o Evangelho de Jesus, para quem é cristão, nos chama à unidade na diversidade de dons, carismas e visões de mundo; enquanto nosso líder maior, o Papa Francisco nos convoca para sermos pontes, entre culturas, crenças, credos e nações, ... como fui eu neste ano que ontem  se findou?
Nossa vocação cristã não é de sermos muros ou muralhas, mas pontes  que aproximam as distâncias e os diferentes, pontes   que reatam relações, pontes que interligam picos elevados por sobre penhascos, canyons, abismos ou vales, à  primeira vista, intransponíveis.
Ser ponte, eis nossa vocação cristã! Feliz 2020 para você e seus familiares!
Feliz Ano Novo!



VIVER BEM A VIDA . . . A G O R A!

Dom Guilherme Werlang

Bispo de Lages

 

O líder religioso, monge budista do Tibete, Dalai Lama, foi perguntado sobre o que pensa dos Homens, quer dizer, do ser humano e respondeu:
"Os Homens ... são meio contraditórios, porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. Pensam ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente e nem o futuro. E vivem como se nunca morressem e morrem como se nunca tivessem vivido".

De fato, muitos outros grandes pensadores já disseram frases semelhantes, e creio que Dalai Lama nem foi tão original nisso, mas vale a pena refletir sobre sua recolocação de como devemos viver nossa vida.

Jesus Cristo, Filho de Deus, e portanto, muito superior e incomparável a qualquer outro líder espiritual, foi mais forte e taxativo,  e dentre as diversas advertências e orientações Dele, seleciono apenas três para nosso dia de hoje para viver a vida, hoje, bem e feliz:

1 - Evangelho de Mateus 6,24-34 ou Lucas 12,22-31, em síntese, diz, que nos preocupamos tanto com o que vamos comer, vestir, beber, com a "beleza" do corpo ao pontode esquecer de viver a vida. Diz ainda que essa preocupação doentia e mórbida, não conseguir sequer acrescentar um segundo à duração de nossa vida. Manda então olhar para as flores do campo ou os passarinhos e viver bem a vida, assim como eles vivem.

2 - Evangelho de Marcos 8,36-37: Jesus disse: "De fato, que adiante a alguém ganhar o mundo inteiro e arruinar a sua vida. Que poderia (o homem) dar em troca de sua vida"?

3 - Lucas 12,20 diz em síntese que um grande fazendeiro ou lavourista trabalhou tanto, mas tanto que fez uma colheita tão estupenda que já não caberia em seus armazéns. Decidiu então derrubar tudo e construir bem maiores. Quando tudo estava terminado disse para si mesmo: "Agora poderei descansar, comer, beber me divertir. mas Deus lhe disse em resposta: tolo e insensato, ainda nesta noite morrerás. E o que acumulaste, para quem ficará"?

Hoje Deus está me dando mais uma oportunidade de repensar como estou vivendo minha vida, ou me perguntar se realmente estou vivendo.

Para viver bem e feliz, não se precisa muito.

Viver é mais importante que correr e acumular, bens, coisas materiais ou mesmo títulos, estudos ou seja lá o que for.

Viver é até mais importante que não ter tempo para si mesmo. Só tem tempo para os outros, quem tiver tempo também para si mesmo. Ninguém pode amar o próximo, sem amar-se a si mesmo.



As tendas fazem parte da caminhada do povo de Deus

Quando cheguei em Lages, a Festa das Tendas já existia há muitos anos, e talvez seja das poucas, senão a única diocese do Brasil que celebra uma Festa Diocesana nesse sentido, com um fundamento bíblico, desde o Antigo Testamento. As tendas fazem parte da caminhada do povo de Deus, especialmente na travessia do deserto, onde o que era de um era de todos, o que era de todos era de cada um. É onde desaparece o comércio: o alimento é um direito humano; a bebida, especialmente a água, é um direito humano. No deserto, tudo era partilhado. A Festa das Tendas tenta recuperar a gratuidade, daquilo que Deus deu para todos, e que infelizmente no mundo moderno, especialmente a partir da industrialização e do capitalismo, o alimento, a água, hoje é um direito de quem pode comprar, de quem pode pagar.

A Diocese de Lages, há vários anos, ao criar a Festa das Tendas, faz como que uma denúncia desse pecado, ou como dizem alguns dos nossos últimos papas, dessa chaga social... Chaga é uma ferida praticamente incurável... Hoje, se  você não tem dinheiro, cortam a sua água; se não tem dinheiro, é preso se pegar alimento num estoque grande para matar sua fome;A Festa das Tendas procura, então, ser esse sinal, de que o que é direito fundamental não pode depender de ter ou não ter dinheiro.

Ninguém pode ser cristão, ser seguidor de Jesus Cristo e negar o alimento. O ter comida, estar com sede, e ter o direito de saciar a sua sede, passa pelo juízo final... São palavras de Jesus Cristo: no último dia, o Supremo Juiz, vai separar aqueles que deram alimento aos que tinham  fome, saciaram a sede de quem estava com sede, além de outras questões.

Nós mudamos a Festa das Tendas  do último domingo do ano litúrgico,dia da Festa de Cristo Rei,  porque nesse dia, fica melhor os padres estarem nas paróquias, para celebrar a conclusão de uma caminhada litúrgica de um ano inteiro. E  ainda, o Papa Francisco criou o Dia Mundial dos Pobres... A Festa das Tendas tem tudo a ver com isso: quem olha a parte bíblica, quem olha a intenção que a Diocese tinha  quando criou essa festa, combina muito mais com o Dia Mundial dos Pobres do que com a conclusão do ano litúrgico.  Não é que não estivesse bem naquela data... Mas  fica melhor, porque condiz com aquilo que a Bíblia diz o que é a vida na tenda; e a vida na tenda especialmente quando o alimento era racionado, quando a água era muito racionada, porque senão esse povo morreria de fome. Então, ninguém podia se apropriar, dizer: esse aqui é meu... Tudo era colocado em comum. E na nossa Festa das Tendas, tudo é colocado em comum.Nada se compra, nada se vende; E o que é oferecido, é oferecido gratuitamente pelas famílias e comunidades, não pensando em si, mas pensando em tantos quantos queiram participar dessa festa.

Aqui, a Festa deste ano, foi escolhida para se realizar em Lages, assumida pelas oito paróquias que formam nossa região pastoral, sob a coordenação da Catedral, especialmente para celebrarmos os 90 anos da nossa Diocese de Lages. Então, isso faz a Diocese de Lages voltar-se sobre si mesma, para render graças a Deus, de 90 anos de evangelização enquanto diocese. Não que a evangelização tenha iniciado há 90 anos, pois para se criar uma diocese, significa que já houve uma igreja forte, ativa, embora pertencesse à arquidiocese de Florianópolis. Mas a vida cristã aqui já era tão forte, que Lages foi escolhida para ser a segunda diocese do estado de Santa Catarina. Então, é justo, que nós celebremos, os 90 anos da criação e do início da nossa caminhada diocesana na Festa das Tendas, a Festa da Solidariedade, da Misericórdia, da Caridade.

Dom Guilherme Antonio Werlang



O CÉU E A TERRA PASSARÃO, MAS AS MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO

Bom dia minha amiga e meu amigo.

“O CÉU E A TERRA PASSARÃO, MAS AS MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO” (Mc 13,31).

O dito do título faz parte do Evangelho deste domingo, para quem é católico, mas para todos e todas que são cristãos, se encontra, conforme indicado, no Evangelho escrito por Marcos no capítulo 13.

De certa forma podemos dizer que é muito simples de confirmar esta verdade pelo simples fato de Jesus ser a encarnação da segunda pessoa da Santíssima Trindade que, por sua vez, é descrito e reconhecido no capítulo primeiro de São João como o “verbo”, quer dizer, a “PALAVRA” de Deus.

Diz o texto de São João: “No princípio (no começo de tudo) existia a PALAVRA, e a PALVRA estava com Deus e a PALVRA ERA DEUS. Ela estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito pela PALAVRA, e sem a PALAVRA nada foi feito. Na PALAVRA havia VIDA, e a VIDA era a LUZ dos homens”. … “A PALVRA SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS, …”

Ora, se Jesus é a PRÓPRIA PALAVRA e Ele é Deus, então por isso SUAS PALAVRAS não poderão passar nunca, porque ELE NÃO PODE, COMO DEUS, PASSAR OU DEIXAR DE EXISTIR.

Por isso mesmo, NÃO É LEGÍTIMO para quem crê em Jesus, SELECIONAR somente algumas de suas palavras e esconder, ignorar ou até mesmo NEGAR outras que não nos agradam ou nos desafiam a mudar radicalmente de vida.

Infelizmente a cada dia cresce mais o número de cristãos e cristãs, MESMO DENTRO DA IGREJA CATÓLICA, que são muito SELETIVOS em relação a Jesus, seu ensinamento e sua doutrina. No momento não estou me referindo a pregadores e pregadoras, mas aos cristãos NA PRÁTICA DE SUA VIDA. Claro que também há os pregadores, leigos ou ministros que comentem este pecado ou erro.

De certa forma, embora não seja uma expressão feliz, podemos dizer que quem é SELETIVO em relação a Jesus ou às suas PALAVRAS e só pega o lhe dá vantagens ou o que combina com seu modo de pensar e com sua vida, mas rejeita, ignora ou desdém AS PALAVRAS que não lhe agradam, é como QUERER FAZER JESUS EM PEDACINHOS E SÓ PEGAR ALGUNS PEDACINHOS, MAS NÃO QUERER O JESUS COMPLETO, POR INTEIRO. Seria mais ou menos como ter uma mesa farta de ricas iguarias onde cada um só pega o que lhe AGRADA AO PALADAR e deixa de lado o que não gosta.

Gostando ou não, Jesus não dá para fazer em PEDAÇOS. Ou o ACEITAMOS e ACOLHEMOS por inteiro, ou o NEGAMOS por inteiro. Quem acha muito forte algumas de suas PALAVRAS e por isso não as quer, mesmo que diga que aceita outras, já negou Jesus por inteiro.

Hoje vivemos o mundo e o tempo de DESCARTÁVEL, e isso não se pode fazer com Jesus e Suas Palavras porque ELE E SUA PALAVRA SÃO ETERNOS e por isso mesmo, NÃO PASSARÃO.

Na PALAVRA de Jesus EXISTE VIDA E LUZ e as TREVAS com sua sombra ou densas nuvens nunca foram e nunca serão vencedores.

Termino com a Oração do dia: “Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo coração, pois só teremos felicidade completa, servindo a vós, o criador de todas as coisas”.
E também é PALAVRA de Jesus que afirma que SERVIR a Deus se faz SERVINDO ao próximo.

Deus abençoe a você e sua família.

+ Guilherme Antonio Werlang Werlang.



ESTE HOMEM ACOLHE OS PECADORES E FAZ REFEIÇÃO COM ELES

Bom dia minha amiga e meu amigo.

“ESTE HOMEM ACOLHE OS PECADORES E FAZ REFEIÇÃO COM ELES” (Lucas 15,2).

Sem dúvidas que a minha formação religiosa que recebi desde a infância e depois, ao longo dos anos de seminário e, ainda mais, “as línguas das exigências sociais” devido minha condição de Religioso, Padre e depois, Bispo, SEMPRE ME CONDICIONARAM A QUE EU ANDE COM “AS PESSOAS DE BOA FAMA, AS PESSOAS DE BEM”.

É também verdade que somos NÓS que fazemos, a partir de normas morais, éticas e escalas de valores que CLASSIFICAMOS quem são estas “pessoas de boa fama ou pessoas de bem” e em consequência, também “AS PESSOAS DE MÁ FAMA E AS QUE NÃO SÃO DO BEM”.

A humanidade inteira, em TODAS AS GERAÇÕES, CULTURAS E RELIGIÕES sempre fez isso e certamente continuará a fazê-lo e até com boa dose de razão.

Até aqui não estou entrando no mérito desta questão.

O que desejo abordar é a questão: “PARA QUEM JESUS FOI ENVIADO” e em consequência, A QUEM A IGREJA DEVE SER ENVIADA E, PORTANTO, A QUEM NÓS MINISTROS DA IGREJA TAMBÉM DEVEMOS NOS SENTIR ENVIADOS?

É claro que Jesus foi enviado para TODA a humanidade porque TODOS E TODAS somos pecadores e pecadoras, EMBORA NEM TODOS E TODAS NOS RECONHEÇAMOS COMO TAIS e, por isso mesmo, nos CLASSIFICAMOS como melhores ou piores, mais puros e mais pecadores, mais . . .

Então deixemos a resposta à questão, “para quem Jesus foi enviado” na própria palavra Dele: Lc. 5,32 “Eu não vim chamar para a conversão os justos, mas os pecadores”; Lucas 19,10 “O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”; Mateus 9,12,12-13 “Jesus ouvindo isto, respondeu-lhes: “Não são os que tem saúde que precisam de médico, mas os doentes”. Ide e aprendei o que significam estas palavras de Oséias 6,6: Eu quero a misericórdia e não os sacrifícios. EU NÃO VIM CHAMAR OS JUSTOS, MAS OS PECADORES”.

Eu poderia acrescentar aqui ainda muitas outras palavras de Jesus, mas creio que já está claro que NINGUÉM PODE ESTAR FORA DE NOSSA AÇÃO E “P R E S E N Ç A” PASTORAL E EVANGELIZADORA.

Assim como Jesus foi duramente CRITICADO pelos “JUSTOS”, “PUROS” e “SANTOS” de seu tempo, especialmente os que eram os DONOS da religião e CONTROLAVAM O TEMPLO, o mesmo continua acontecendo em TODAS AS IGREJAS CRISTÃS, inclusive em nossas Paróquias, Diocese, e mesmo no Vaticano, agora em especial com as ATITUDES E ENSINAMENTOS DO PAPA FRANCISCO, quando ACOLHE, DIALOGA E VAI AO ENCONTRO DOS CLASSIFICADOS “IMPUROS E PECADORES” DE NOSSO TEMPO.

Olhando no Evangelho, nas Palavras a ATITUDES podemos talvez entender o que o Papa Francisco nos pede quando diz, entre tantas outras palavras fortíssimas: “PREFIRO UMA IGREJA ACIDENTADA, FERIDA E ENLAMEADA POR TER SAÍDO PELAS ESTRADAS, A UMA IGREJA ENFERMA PELO FECHAMENTO E A COMODIDADE DE SE AGARRAR ÀS SEGURANÇAS”. . . . “COM OBRAS E GESTOS, A COMUNIDADE MISSIONÁRIA ENTRA NA VIDA DIÁRIA DOS OUTROS, ENCURTAR AS DISTÂNCIAS, ABAIXA-SE, SE FOR NECESSÁRIO, ATÉ À HUMILHAÇÃO E ASSUME A VIDA HUMANA, TOCANDO A CARNE SOFREDORA DE CRISTO NO POVO. OS EVANGELIZADORES CONTRAEM ASSIM O “CHEIRO DE OVELHAS”, E ESCUTAM A SUA VOZ”.

+ Guilherme Antonio Werlang Werlang”!



SÃO JOSÉ, ESPOSO DE MARIA, A MÃE DE JESUS

Bom dia meu amigo e minha amiga.

SÃO JOSÉ, ESPOSO DE MARIA, A MÃE DE JESUS.

Começo o texto da reflexão de hoje saudando todos os homens e mulheres de nome ou derivados desse nome santo, JOSÉ. Ter um padroeiro no céu, por alguém que foi escolhido a dedo pelo próprio Deus para ser ESPOSO da mulher mais perfeita e santa que já foi nascida em toda história da humanidade, só pode ser também o mais santo e perfeito dos homens, inclusive superior a Abraão, o pai da fé e de Moisés, Elias ou outras figuras proeminentes entre os humanos. Tudo bem que Jesus declara que “de todos os nascidos de mulher, ninguém foi superior a João Batista”, mas refere-se ao Batista, enquanto PRECURSOR do próprio Messias. Porém entre os que tiveram por vocação e missão ser ESPOSO, ninguém supera São José.

Nestes tempos de crise por onde vive e passa o casamento e em consequência, a família, é sumamente importante voltar apresentar São José como modelo de esposo exemplar, fidelíssimo à sua esposa, dedicado protetor familiar, capaz dos maiores sacrifícios e mesmo de colocar sua vida em risco pela segurança da esposa e filho, mesmo que este não seja de seu sangue carnal, mas recebido por mandato divino.

Enquanto esposo de Maria e pai adotivo ou nutrício de Jesus, como é mais conhecido na Igreja, não deixou de cumprir uma vírgula de suas obrigações. Além de extremado amor por sua amada, assumiu a paternidade em plenitude. Certamente é também MODELO DE EDUCADOR DO FILHO.

Gostaria de dedicar uma pequena palavra ao “Pai Educador”. Diretamente a bíblia não se refere a isso, mas deixa transparecer sua dedicação na educação do filho Jesus e de como foi exemplo e modelo cujos passos o filho seguiu a tal ponto que, antes de ser conhecido e reconhecido como Messias ou Filho de Deus, todo povo, de Jerusalém de Nazaré e da Galiléia, o conhecem e reconhecem como “FILHO DO CARPINTEIRO”. Com certeza haviam muitos carpinteiros naquela região, mas José deve ter sido tão expoente na profissão e paternidade assumida, que não precisavam nem dizer seu nome. Bastava dizer “O CARPINTEIRO” de Nazaré que todo mundo já sabia que se tratava de José, o Esposo de Maria e pai de Jesus.

Ainda uma palavra sobre a importância do JOSÉ, PAI QUE ENSINA O FILHO A TRABALHAR. Graças a Deus, naquele tempo não haviam algumas leis do nosso mundo globalizado, tecnicista, evoluído e da pós modernidade, onde com toda “sabedoria” de hoje em dia, se afirma que a criança e adolescente não podem “TRABALHAR” e aqui me refiro ao “TRABALHO” não como exploração infantil, mas OCUPAÇÃO DE PEQUENAS TAREFAS E RESPONSABILIDADES DOMÉSTICAS e que é melhor deixar os filhos e as filhas entregues À DESOCUPAÇÃO ou então à internet com seus jogos, diversões e brinquedos que deseducam para a ética, a moral e incitam para a violência, o consumismo, a imoralidade e a total falta de ética e onde para se “VENCER” vale qualquer recurso e desonestidade.

É muito importante notar que Jesus ACOMPANHAVA E AJUDAVA SEU PAI JOSÉ NA OFICINA DE NAZARÉ, ORA ALCANÇANDO UMA FERRAMENTA, OU BUSCANDO ALGUM OBJETO E FAZENDO PEQUENOS EXPERIMENTOS NA MEDIDA QUE CRESCIA E PODIA, ATÉ APRENDER TODA PROFISSÃO DO PAI, e NADA disso causou TRAUMAS em Jesus. Pelo contrário, Jesus gostava ser chamado de Carpinteiro ou Filho do Carpinteiro.

Temos muito a aprender de JOSÉ, ESPOSO E PAI.

São José, esposo de Maria e pai nutrício de de Jesus, Rogai por nós e protegei os casamentos modernos e as famílias.

+ Guilherme Antonio Werlang Werlang



MÁQUINA MORTÍFERA À MODA BRASILEIRA?

Bom dia minha amiga e meu amigo.

MÁQUINA MORTÍFERA À MODA BRASILEIRA?

Enquanto o poderio da “CASA GRANDE” continuar violento, massacrador, opressor, injusto, impositor e acima da lei, permanecerá ASSASSINO sobre a “SENZALA BRASILEIRA”.

Esta “casa grande” somente mudou a cor de sua pintura externa ao longo dos 5 séculos, desde a escravidão e morte do primeiro indígena aprisionado e arrancado de sua liberdade na fraterna convivência com a selva, ou do primeiro negro e negra, aqui trazido acorrentado, marcado à ferro quente, açoitado no pelourinho, humilhado em sua dignidade, vendido e comprado em leilões ou individualmente à semelhança de bois e vacas e finalmente morto se não quisesse se SUBMETER “DOCILMENTE” aos mandos, ordens e caprichos de SEUS DONOS DA CASA GRANDE.

O brutal ASSASSINATO da vereador do Rio, Marielle Franco é simplesmente a prova mais cabal que o CALA BOCA OU MORRE que impera por ordem da CASA GRANDE se mostra com toda sua crueldade, seja no Campo, quando se luta pelo Sagrado DIREITO à terra; nas Favelas na luta pela dignidade de vida, seja na POLÍTICA, quando não se entra na corrupção, seja na Voz profética de NEGROS que se levanta contra toda forma de injustiça e discriminação; seja ONDE FOR CONTRA TODOS E TODAS QUE DESEJAM MUDAR A CARA DO BRASIL E ARRANCÁ-LO DOS DOMINADORES E OCUPANTES DA CASA GRANDE, DESDE PEDRO ÁLVARES CABRAL.

A “Casa Grande” é uma máquina mortífera sobre a “Senzala”.

Quando se ouve a aberração que faz sucesso: “Que tiro foi este” que até o momento só ouvi em paródias ou chacotas, me convenci que vou ter que ouvir, porque a pergunta, “Que tiro foi este”, faz sentido quando temos que responder, se foi do tráfico, se foi do poder político, se foi do ministério público, se foi do latifúndio, se foi da mineração, se foi do judiciário, se foi das bancadas do Congresso Nacional: Bancada Ruralista; Bancada do Boi; Bancada da Bíblia com seus “pastores e bispos evangélicos; se foi da Bancada da Bala; enfim, QUE TIRO FOI ESTE???

Mataram mais uma IRMÃ. MATARAM MAIS UM IRMÃO.

E nós além de chorar, fazer atos passageiros de protestos, o que mais podemos e devemos fazer para MUDAR OS PRIMEIROS 500 ANOS DE NOSSA HISTÓRIA E CONSTRUIR UM PAÍS A PARTIR DA SENZALA?

Deus ilumine e dê força para não desistirmos nunca da luta pela dignidade e justiça.

+ Guilherme Antonio Werlang Werlang.



NOVA RESIDÊNCIA SÓ PODE SER SIGNIFICATIVA SE MEU CORAÇÃO E CABEÇA TAMBÉM ESTIVER DISPOSTA E ABERTOS AO NOVO

Bom dia meu amigo e minha amiga.

NOVA RESIDÊNCIA SÓ PODE SER SIGNIFICATIVA SE MEU CORAÇÃO E CABEÇA TAMBÉM ESTIVER DISPOSTA E ABERTOS AO NOVO.

Desde ontem de noite, com minha chegada a Lages, estou tentando ler o que Deus vai querer de mim. Comecei a pensar nisso ainda no avião da AZUL com o qual vinda de Campinas – SP, quando chegamos exatamente no horário previsto a Lages. Quero dizer, até EM CIMA de Lages, porque mesmo depois de 3 tentativas não houve condições para aterrissagem e tivemos que seguir até Florianópolis e retornar de VAN até Lages, o que levou mais 4 horas, embora a distância seja apenas de 225 km.

Vi que de tudo posso perguntar: Senhor! O Senhor quer me ensinar ou mostrar algo neste episódio? É apenas uma falta de infraestrutura do aeroporto que está há duas semanas com os aparelhos de controle de vôo estragados ou tem algum SINAL que posso interpretar como uma lição a ser lida sob o olhar da fé?

Estou propenso a dizer que na meditação e reflexão, embora isso certamente não fosse intenção de Deus, mas falha administrativa da INFRAERO ou de quem tem responsabilidade de reparar o aparelho danificado, estou propenso a dizer que este fato está me mostrando que DEVO ESTAR PRONTO E ABERTO AO NOVO E NÃO AO QUE EU POSSA PLANEJAR E PREVER COM EXATIDÃO.

Assim, morar em casa nova, cidade ou diocese nova, sem que eu me torne NOVO no coração e na mente, NÃO VAI TRAZER O NOVO PARA LAGES.

Vou mostrar algumas fotografias tiradas agora mesmo dos fundos da nova residência e prédios ao redor para dizer que se a paisagem geográfica e física é nova, EU terei que estar novo, porque tenho que imaginar a “FOTOGRAFIA NOVA DA PASTORAL DAQUI, A NOVA CULTURA DAQUI, A NOVA ORGANIZAÇÃO NO MODO DE SER IGREJA E EVANGELIZAÇÃO DAQUI, A NOVA FORMA DE ADMINISTRAÇÃO DAQUI E AS NOVAS PESSOAS E AGENTES DE PASTORAL DAQUI.

Obrigado Senhor, porque ao invés de me incomodar com o transtorno aéreo de ontem, o Senhor está me possibilitando a uma releitura da VERDADEIRA MUDANÇA que está acontecendo e está é MUITO MAIS bela e desafiadora do que Sair do Goiás – Ipameri e VIR A BELA E SANTA CATARINA – Lages.

Deus abençoe a todos nós.

+ Guilherme Antonio Werlang Werlang.



GRATIDÃO E PERDÃO

Bom dia meu amigo e minha amiga.

GRATIDÃO E PERDÃO!

Nesta ainda quase madrugada quando saio de Ipameri rumo à Goiânia para embarcar para Lages, o lugar onde minha MISSÃO deve ter continuidade, por mais que eu pensasse, não tenho outras palavras a escrever que não sejam, GRATIDÃO E PERDÃO.

Gratidão a Deus por ter me chamado a Ipameri e tudo o que aqui pude vivenciar, partilhar e crescer. Agradecer à Igreja por ter-me confiado responsabilidade tão grande, quanto ser pastor de um Rebanho que é de ninguém mais e nem menos que do Filho de Deus, Jesus. Gratidão cada uma das pessoas, católicas ou não que aqui foram parceiros do Projeto que não era meu, mas do Reino.

SEM DÚVIDA ALGUMA, SEM MENOSPREZAR NENHUMA EXPERIÊNCIA ANTERIOR, ESTA FOI ÚNICA PARA MIM.

Sei que sem todas as experiências, cargos, trabalhos anteriores, desde a primeira responsabilidade de formador de seminário de ensino fundamental e médio, a auxiliar na administração de seminário, reitor, capinando na roça com os seminaristas, montando a cavalo ou vacinando o gado, ou subindo em caminhão ou trator para o plantio ou colheita, até o de ser professor de filosofia, orientador de teologia, animador vocacional ou Pároco em algumas paróquias e Coordenador de pastoral em Dioceses, SEM ESTAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES eu não teria conseguido viver aqui tudo o que hoje AGRADEÇO com um SIMPLES, MAS SINCERO, “MUITO OBRIGADO”!

Tudo quanto puder AGRADECER ainda será pouco e sempre haverá a quem deveria ter gratidão mais destacada porque como Jesus ensinou AMOU mais esta Igreja, este Projeto de Evangelização e a minha própria pessoa, conforme Lucas 7,47.

A segunda palavra que deixo hoje aqui registrada é PERDÃO, porque por mais que eu queria ou tenha me esforçado para ser justo, tenho falhado em muitos momentos. mesmo que involuntariamente ofendi, magoei, falhei, não estendi suficientemente a mão à mãos estendidas em pedidos ou súplicas, mesmo que fosse de um “oi”, de um sorriso, de uma palavra. Perdão porque não consegui ser 100% dedicado a Deus no serviço aos irmãos e irmãs, ou por der feito ou permitido diferenças, conforme a religião, o grau de ensino ou a condição social. Perdão por ter sido severo ou duro em demasia em muitas ocasiões. Perdão pelos pecados pessoais ou por corroborar com pecados sociais. enfim, PERDÃO a Deus e a cada irmão ou irmã que não se sentiu amado por mim como irmão ou irmã.

Dentro de poucos minutos é hora de deixar a casa, a Diocese, a Paróquia da Catedral do Divino Espírito Santo, a cidade, e todas as cidades e comunidades urbanas ou rurais que perfazem a Diocese de Ipameri, e “ir para a Terra que o Senhor Deus me indicar”, assim como Javé disse certo dia a Abraão, “Sai de tua terra e vai para a terra que eu te mostrar” Gn. 12,1.

Aos que ajudaram e apoiaram, aos que criticaram, resistiram, foram à favor ou contra, aos que falaram bem ou mal, aos que me levantaram muitas vezes ou me empurraram, … INDISTINTAMENTE A TODOS E TODAS MINA GRATIDÃO E MEU PEDIDO DE PERDÃO.

Meu abraço fraterno a todos os irmãos e irmãs da Diocese de Ipameri e amigos e amigas desse chão sagrado do Goiás do Divino Pai Eterno e da Mãe de Jesus de tantos títulos.

Obrigado aos que leram esta mesma mensagem, mesmo não sendo daqui e compreenderam que hoje reservei atenção especial para quem me tratou de forma tão especial como este Povo Goiano, nestes 28 anos de missão.

Ó senhor Deus, abençoa estes teus filhos e filhas tão queridos. Abençoa também todos os meus novos irmãos e irmãs em cujos corações e casas peço licença para chegar. Abençoa também todas as pessoas que me acompanham diariamente ou sempre que podem em minhas simples palavras.

A bênção de Deus de infinita misericórdia, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre todos e todas, hoje e permaneça para sempre. Amém!

+ Guilherme Antonio Werlang Werlang



FICA UM GRANDE PATRIMÔNIO NA IGREJA DA DIOCESE DE IPAMERI E JÁ SEI QUE VOU HERDAR IGUALMENTE UM ENORME PATRIMÔNIO EM LAGES

Bom dia minha amiga e meu amigo.

FICA UM GRANDE PATRIMÔNIO NA IGREJA DA DIOCESE DE IPAMERI E JÁ SEI QUE VOU HERDAR IGUALMENTE UM ENORME PATRIMÔNIO EM LAGES.

Em conversas ao redor de uma mesa perguntaram-me sobre os PATRIMÔNIOS de Ipameri e Lages.

Perguntaram quantas Igrejas foram construídas, restaurasse ou reformadas na Diocese nesses 18 anos de Bispo Diocesano de Ipameri e também perguntaram se eu tinha alguma noção do PATRIMÔNIO de Lages.

Minha resposta bem franca e coloquial foi que realmente conseguimos FAZER UM BELO PATRIMÔNIO NA DIOCESE. Ipameri é uma Diocese MUITO RICA. A maior parte já herdarei de que esteve aqui antes de mim e eu procurei dar a minha parcela de contribuição para fazer crescer e aumentar este PATRIMÔNIO.

Eu comecei então apontar as quase 1000 catequistas, uns 800 Ministros, 30 Padres, 16 Congregações Religiosas, milhares de líderes leigos das Pastorais, Movimentos e Serviços de Igreja e cristãos católicos de um Povo de Deus de excelente qualidade e fidelidade.

EU DISSE QUE O MAIOR PATRIMÔNIO DA DIOCESE DE IPAMERI É O POVO CATÓLICO.

Quando restauramos, melhoramos, recuperamos a fé e vida cristã de nosso povo, de nossas famílias e quando conseguimos mais qualidade de vida para todos e não só para os fiéis de nossa Igreja e ainda, quando fazemos nascer novos cristãos e novas Comunidades, então somos UMITO RIOCOS E TEMOS UM GRANDE PATRIMÔNIO.

O patrimônio material de imóveis vai bem e melhora quando o POVO for o que temos de mais precioso.

Depois, referindo-me a Lages, eu disse que só vi a catedral e a casa Episcopal como PATRIMÔNIO de imóveis e por isso não poderia responder nada sobre este este patrimônio material, mas poderia dizer que vou para uma Diocese riquíssima porque pelo que fui informado, lá tem aproximadamente 80% do POVO, ainda católico e também fui informado sobre ótimos Padres, Vida Religiosa e milhares de lideranças e me parece que mais de 400 Comunidades Eclesiais: paróquias, capelas, CEBs ou pequenas comunidades, além de muitas Pastorais e Movimentos de Igreja.

Cuidemos todos nós de nossos maiores e mais precisos PATRIMÔNIOS: a família com seus filhos, os casados com seu cônjuge, as empresas, antes de seus clientes, tem o patrimônio de seu quadro diretivo e funcionários e nossas Igrejas, de nossos fiéis e do povo em geral.

Somos realmente muito ricos.

Deus abençoe a todos e todas.

+ Guilherme Antonio Werlang Werlang



APRENDENDO COM A TRANSFERÊNCIA

Bom dia minha amiga e meu amigo.

APRENDENDO COM A TRANSFERÊNCIA.

HORA DE FAZER AS MALAS.

Em diversas ocasiões Jesus nos adverte que devemos estar PREPARADOS e PRONTOS em nosso viver correto, NUNCA DEIXANDO PARA “DEPOIS” ALGO ERRADO PARA SE ARREPENDER E CORRIGIR. Diz que a HORA DERRADEIRA DA DESPEDIDA DESTE MUNDO NINGUÉM SABE E NORMALMENTE É TOTALMENTE SEM AVISO PRÉVIO.

Hoje de manhã durante a oração da manhã, ao lembrar que já está quase passando da hora de pensar em começar ARRUMAR A MALA DA MUDANÇA DE IPAMERI PARA LAGES E SELECIONAR o que devo colocar na mala de viagem e o que devo DEIXAR AQUI OU JOGAR FORA, pensei a grande graça de APRENDER com esta transferência.

Para esta mudança, para este TER QUE DEIXAR o lugar e as pessoas que tanto gosto e amo, Deus me deu a graça de ter 2 meses de tempo para me preparar de espírito, alma e afazeres e PODER SELECIONAR o que DEVO LEVAR “NA MALA” da viagem, mas haverá um dia UMA VIAGEM, provavelmente sem aviso prévio para ARRUMAR E JOGAR FORA o que não devo LEVAR e SELECIONAR o que O Senhor está esperando que LEVE NAQUELA MALA DA VIDA.

Para a mudança de Ipameri para Lages, tive tempo de DELETAR arquivos, jogar fora papéis, pertences, pedir perdão à pessoas, reatar ou redimensionar relacionamentos, fazer um último agradecimento ou dizer a alguém o quanto é importante para mim, dar um último abraço ou beijo de até logo.

DEUS É BOM DEMAIS!

Mas e para AQUELA “TRANSFERÊNCIA” ou “MUDANÇA” derradeira, será que terei tempo para tudo isso?

Assim pensando, meditando e refletindo, diante do sacrário na capelinha que tenho na casa da residência episcopal, comecei a agradecer ESTA HORA DE APRENDIZADO QUE DEUS ESTÁ ME OFERECENDO.

Foi por isso que Jesus avisou tantas e tantas vezes para NÃO DEIXAR PARA DEPOIS, PARA AMANHÃ, um pedido de reconciliação, de perdão ou de praticar uma obra boa de caridade, de justiça e de amor a alguém.

Por todas as centenas de manifestações de afeto, de carinho, de amor, de saudade, de uma palavra de conforto, de encorajamento, de amizade, do dizer nas palavras de muitas pessoas do quanto fui importante na caminhada e na vida de alguém, MEU MUITO OBRIGADO ÀS PESSOAS que assim se manifestaram e a DEUS que me oportuniza esta experiência de DESPEDIDA, DE TRANSFERÊNCIA e de LEMBRAR-ME QUE ISTO É UM ENSAIO PARA UMA MAIOR E MAIS DEFINITIVA QUE TODOS PASSAREMOS E DA QUAL NEM BISPO FICA LIVRE.

Na vida sempre pensamos que TEMOS MAIS ALGUNS DIAS, MESES OU ANOS, mas é importante NÃO DEIXAR ACUMULAR COISAS NEGATIVAS que não deverão estar a mala da viagem definitiva. Selecionar a cada dia o que devo levar e o que devo jogar fora, me deixará preparados para A HORA QUE DEUS ESCOLHER PARA ME DIZER: É HORA DE EMBARCAR. VAMOS!

Aprender de tudo o que Deus nos oportuniza, é um dos segredos de uma vida feliz.

Por hoje chega, porque AGORA TENHO QUE COMEÇAR A ARRUMAR AS MALAS. Elas tem que estar prontas porque quando a hora marcada do embarque chegar não terá tolerância de “espera mais um pouco porque não estou pronto”.

+ Guilherme Antonio Werlang Werlang



E QUANDO EU FOR LEVANTADO DA TERRA, ATRAIREI TODOS A MIM

Bom dia meu amigo e minha amiga.

“E QUANDO EU FOR LEVANTADO DA TERRA, ATRAIREI TODOS A MIM”. (Jo. 12,32)

É de conhecimento universal que Jesus de Nazaré, em sua Vida Pública atraia multidões que o seguiam. As razões eram das mais diversas, desde o simples fato de matar a fome com pão e peixe, a cura de todos os tipos de doenças, a não condenação do pecador e da pecadora, mas sim do pecado, o acolhimento sempre afetuoso, mas firme e decidido, a MISERICÓRDIA e o PERDÃO e tantas outras razões, INCLUSIVE A EXPECTATIVA DO MESSIANISMO, mas de um MESSIAS político que fosse restaurar o Reino de Israel e derrotasse os romanos ou impérios estrangeiros.

Sabemos que sempre que Jesus exigia DOS ATRAÍDOS atitudes mais radicais e comprometedoras, estes deixavam de segui-lo e até mesmo se voltavam contra Ele, inclusive ameaçando-o de morte ou de apedrejamento.

Hoje, em nosso 4º domingo da quaresma, em processo de conversão para celebrar a Páscoa do Senhor, a liturgia cristã católica nos apresenta no Evangelho de João 3, 14-21, no contexto da conversa de Jesus com Nicodemos que diz “14. Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, 15. para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna. 16. Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.”

Juntando este texto que claramente indica o CAMINHO DA CRUZ E DA CRUCIFICÇÃO, no texto do mesmo evangelista João, no capítulo 12,32, que está no título da refelxão, FICA TÃO CLARO QUANTO A LUZ DO MEIO DIA EM DIA SEM NUVENS, QUAL O JESUS QUE NOS ATRAI PARA TERMOS A SALVAÇÃO E A REMISSÃO DOS PECADOS.

Todos os motivos que podem ATRAIR alguém a Jesus são metodologicamente importantes e Jesus os usava, como eu disse acima, até um pedaço de pão, MAS A PROVA DE PERMANÊNCIA E DA FIDELIDADE PASSA NECESSARIAMENTE PELA CRUZ.

Participar desta ou daquela Igreja que se auto denomina cristã, ou dentro de nossa própria Igreja, mas movidos a shows, a “milagres”, ainda que falsos, não resiste à Paixão, humilhação extrema, sofrimento, coroação de espinhos, ou às marteladas ao fincar os pregos na carne viva das mãos e da morte de Jesus, porque Ele diz: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem” e arremata “E QUANDO EU FOR LEVANTADO DA TERRA, ATRAIREI TODOS A MIM”,

+ Guilherme Antonio Werlang Werlang



SAIU O SEMEADOR A SEMEAR

Bom dia meu amigo e minha amiga.

“SAIU O SEMEADOR A SEMEAR”.

10ª ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL DA DIOCESE DE IPAMERI, GO.

Neste fim de semana a Diocese de Ipameri realiza a conclusão dos trabalhos de sua 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Convoquei esta Assembleia no dia 03 de dezembro de 2016, por ocasião da conclusão das celebrações do Jubileu de Ouro de nossa Diocese. Portanto, foram 15 meses de intensos trabalhos em todas as Paróquias, Capelas, CEBs, Pastorais, Serviços Eclesiais, Movimentos de Igreja e Conselhos paroquiais e Diocesanos. Todas as Paróquias e Regiões pastorais ao longo deste tempo também ja´realizaram suas Assembleias locais. POR ISSO NÃO É HOJE E AMANHÃ QUE ACONTECE A ASSEMBLEIA, MAS SIM, A CONCLUSÃO E VOTAÇÃO FINAL DE TODOS OS TRABALHOS PREPARATÓRIOS NA BASE DA IGREJA DA DIOCESES DE IPAMERI.

Aqui vamos elaborar nosso novo Objetivo Geral, Prioridade pastoral, Diretrizes Pastorais e Normas Orientativas de execução na prática do dia a dia da vida da igreja.

Escolhi a Parábola do Semeador para a reflexão de hoje porque amanhã, ao concluir a 10ª Assembleia Diocesana de pastoral, também concluirei meu pastoreio de Bispo Diocesano à frente desta porção do Povo de Deus que forma esta ABENÇOADA Diocese, onde Deus me deu a graça de SEMEAR COMO ENVIADO DE JESUS.

Assim como Jesus disse, Ele me enviou para cá aos 07 de agosto de 1999 para CONTINUAR a SEMEAR a semente de sua Palavra, junto com muitos outros semeadores que aqui já havia e tantos outros que foram vindo ao longo desses anos todos.

O texto sagrado diz em Mateus, 13,4-9 “Jesus disse 4. Um semeador saiu a semear. E, semeando, parte da semente caiu ao longo do caminho; os pássaros vieram e a comeram. 5. Outra parte caiu em solo pedregoso, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque a terra era pouco profunda. 6. Logo, porém, que o sol nasceu, queimou-se, por falta de raízes. 7. Outras sementes caíram entre os espinhos: os espinhos cresceram e as sufocaram. 8. Outras, enfim, caíram em terra boa: deram frutos, cem por um, sessenta por um, trinta por um. 9. Aquele que tem ouvidos, ouça.”

Tenho certeza que esta Parábola se realizou aqui. Teve sementes que lançamos, por descuido, à beira do caminho ou em terras pedregosas. Outras caíram em terra boa, mas não fomos capazes de limpar a roça e por isso também não produziram, mas GRANDE PARTE CAIU EM TERRA BOA E A CULTIVAMOS E PRODUZIU FRUTOS DE 30; 60 e 100 POR SEMENTE.

Quando eu vim como bispo, MUITAS coisas boas já existiam aqui e fomos COLHENDO OS FRUTOS DOS QUE TRABALHARAM ANTES DE MIM NA SEMEADURA NESTA IGREJA PARTICULAR. ASSIM TAMBÉM OUTROS COLHERÃO DO QUE NÓS TRABALHAMOS NESTES 18 ANOS.

Jesus disse no evangelho de São João:
“Porque nisto é verdadeiro o ditado: ‘Um semeia e outro colhe. “Eu vos enviei a ceifar onde não trabalhastes, outros trabalharam, e vocês recebem o benefício deste trabalho”.

Por fim quero concluir esta minha reflexão com o texto do Apóstolo Paulo, porque tenho consciência plena que EU E TODAS AS LIDERANÇAS DA DIOCESE DESTA IGREJA E DE TODAS AS IGREJAS SOMOS APENAS “SERVOS”, ISTO É EMPREGADOS SEMEADORES DE JESUS.

Nenhuma honra, nenhuma glória, nenhum louvor nos pertence, porque FAZER CRESCER E FRUTIFICAR, É SEMPRE OBRA DE DEUS. Paulo ensina magistralmente:

“I Coríntios, 3 1. 4. Quando, entre vós, um diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é isto modo de pensar totalmente humano? 5. Pois que é Apolo? E que é Paulo? Simples servos, por cujo intermédio abraçastes a fé, e isto conforme a medida que o Senhor repartiu a cada um deles: 6. eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer. 7. Assim, nem o que planta é alguma coisa nem o que rega, mas só Deus, que faz crescer. 8. O que planta ou o que rega são iguais; cada um receberá a sua recompensa, segundo o seu trabalho. 9. Nós somos operários com Deus. Vós, o campo de Deus, o edifício de Deus. 10. Segundo a graça que Deus me deu, como sábio arquiteto lancei o fundamento, mas outro edifica sobre ele. 11. Quanto ao fundamento, ninguém pode pôr outro diverso daquele que já foi posto: Jesus Cristo. 12. Agora, se alguém edifica sobre este fundamento, com ouro, ou com prata, ou com pedras preciosas, com madeira, ou com feno, ou com palha, 13. a obra de cada um aparecerá. O dia (do julgamento) demonstrá-lo-á. Será descoberto pelo fogo; o fogo provará o que vale o trabalho de cada um. 14. Se a construção resistir, o construtor receberá a recompensa. 15. Se pegar fogo, arcará com os danos. Ele será salvo, porém passando de alguma maneira através do fogo.”

A Deus toda honra, glória e louvor. Amém!

+ Guilherme Antonio Werlang Werlang



Diocese de Lages