Um Selo Comemorativo

Quando acontece uma comemoração buscam-se vários modos de demonstrar a alegria pelo que é celebrado. Nestes 90 anos de caminhada da Diocese de Lages, muitas serão as formas de manifestar o júbilo pela dádiva da história construída. Uma destas formas foi a criação de um selo comemorativo, que será utilizado de diversas formas e espalhado por toda a diocese. Este selo tem símbolos e sinais próprios que definem a Diocese de Lages e o modo de ser Igreja neste chão. A seguir encontra-se uma explicação sobre o selo.

Como início e ponto central do selo comemorativo está a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres com Jesus o Redentor do Mundo, a imagem histórica trazida por Antônio Correia Pinto e para qual se voltou a devoção mariana do povo serrano nos 90 anos de história da Diocese de Lages. Não por coincidência a imagem aparece junto ao povo que caminha, esta representação pretende reafirmar que juntos com Maria caminhamos para o Reino definitivo.

Ao lado de Nossa Senhora temos pessoas que levantando suas mãos, louvam o Deus criador da vida, como fala o Salmo 34 “Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca”. Nós, o povo serrano, temos passagens muito difíceis na nossa história, mas pela graça de Deus seguimos em frente e por Seu Nome é que elevamos continuamente um grito de louvor.

Do lado esquerdo de Nossa Senhora está a Catedral Diocesana, a mãe das demais igrejas e comunidades da Diocese de Lages. A figura da Catedral alude a comunhão em que todas as paróquias estão, todas as igrejas, capelas, oratórios, voltam-se e encontram-se nos pés de Nossa Senhora.

O Pinheiro Araucária é também um símbolo da Diocese de Lages, ele representa a vida e o chão santo sob o qual se edificou a diocese. O Pinheiro Araucária era conhecido pelo povo indígena que habitava esta região nos primórdios como a “árvore da terra do povo livre”. Na imagem encontram-se quatro Pinheiros Araucárias demonstrando os quatro pontos cardeais, afirmando que a salvação oferecida por Cristo atinge todos os cantos da terra, de norte a sul, de leste a oeste. As araucárias representam também o campo, a área rural da diocese que é muito grande. Do lado direito está a cidade, construções de casas agrupadas que representam as áreas urbanas da diocese. Vemos que neste caminho, o povo do campo e da cidade está em marcha, estão sempre em chegada, sempre existem rostos novos do nosso povo que é evangelizado e evangeliza.

O círculo dourado em torno da imagem de Nossa Senhora contorna também toda a diocese, dourado representando a realeza de Cristo, Ele que é o Senhor da história foi quem permitiu que houvessem tantos momentos importantes, cheios da sua graça, desde 1929 até 2019. O círculo representa também o tempo, representa os 90 anos de vida da Diocese de Lages, estão em cima do círculo o ano de fundação e o ano comemorativo dos 90 anos.

O povo serrano que caminha com sua mãe, louva e pede a Deus frutuosos anos de evangelização na Diocese de Lages.

Pe. Alex do Prado.

Assessoria de Comunicação (PASCOM)